Tarefa: SI Revisão do Plano de Projeto
Revisão do Plano de Projeto
Disciplinas: 1 Atividade Início da Implementação do Software
Finalidade
Revisar o plano de projeto atual com os membros da equipe de trabalho, a fim de alcançar um entendimento comum e obter seu envolvimento com o projeto
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal

      A revisão do plano do projeto inicial é executada perto do fim da fase de iniciação, as revisões subsequentes do planejamento do projeto são executadas em pontos programados onde o plano de desenvolvimento de software será revisado. As revisões também são incluídas em pontos "não planejados", acionadas pela necessidade de fazer alterações no plano, em consequência do surgimento de problemas no projeto.

      Etapas
      Passo 1: Planejar Reunião de Revisão do Plano do Projeto

      A reunião deve incluir representantes da gerência e todos os grupos que terão que envolver recursos no projeto. Depois que os participantes da reunião de revisão do planejamento do projeto forem identificados, defina uma data/hora para a reunião. É importante fornecer o material aos participantes com  antecedência para que eles possam revisar o material que será usado como base para a decisão de aprovação.

      Passo 2: Distribuir Materiais de Reunião

      Antes da reunião, distribua os materiais do projeto aos revisores, certifique-se de que esse material foi enviado bem antes da reunião de revisão da aprovação do projeto, com tempo suficiente para os revisores conferirem com calma. Um conjunto mínimo de produtos de trabalho que deve ser apresentado para revisão é:

      • Descrição dos requisitos centrais pretendidos;
      • Plano econômico para determinar se compensa investir no projeto;
      • Lista de riscos conhecidos e perigosos para o projeto;
      • Informações necessárias ao gerenciamento do projeto.
      Passo 3: Conduzir Reunião de Revisão do Plano do Projeto

      Durante a reunião, os revisores avaliam os artefatos necessários ao controle do projeto para determinar se ele representa um programa de atividade que fornecerá os objetivos do projeto. Os revisores também procuram quaisquer suposições ou omissões incorretas no plano. Considere o seguinte:

      • O plano aborda as necessidades identificadas pelo cliente?
      • O plano fornecerá os resultados desejados de acordo com o programa e o orçamento?
      • O plano foi desenvolvido com um nível de detalhe suficiente para que o resultado do projeto possa ser previsto de maneira realista?
      • As estimativas do projeto foram preparadas com métodos de som analíticos?
      • Os pontos e os marcos de revisão são programados em intervalos periódicos suficientes?
      • Os planos diminuem/evitam todos os riscos graves?
      • Os recursos suficientes são identificados no plano? Esses recursos estão disponíveis?
      • Os papéis e as responsabilidades estão claramente definidos?
      • Os processos de monitoração e controle estão definidos no plano de modo aceitável?
      • Todos os planos e diretrizes de suporte são concluídos em um nível aceitável de detalhe?
      Passo 4: Definir a decisão

      No final da reunião, os revisores devem tomar a decisão de aprovação. O resultado pode ser um dos seguintes:

      • Plano aprovado: O projeto será levado adiante, conforme planejado. A gerência sênior registra os fundos e os recursos que ainda restam para o projeto;
      • Projeto cancelado: O projeto não é mais viável devido aos riscos conhecidos e ao orçamento/programa do projeto;
      • Decisão adiada: São necessárias mais informações ou uma investigação mais aprofundada para que se tome uma decisão de aprovação.
      Passo 5: Registrar decisão

      No final da reunião, um registro de revisão é concluído, capturando todas as discussões ou itens de ação importantes e registrando o resultado da revisão do planejamento do projeto. Se o resultado foi "decisão adiada", uma reunião de revisão do planejamento do projeto de acompanhamento deve ser planejada para uma data posterior.

      Informações Adicionais
      White papers